quinta-feira, 11 de setembro de 2008

INTERCOM 2008

Foi perfeito!

Aproveitei o máximo que pude, mesmo! Fui à abertura para ver um conferencista de Israel que fala português tão bem... Queria falar inglês como ele fala português. Assisti a apresentações de gente de Manaus a Porto Alegre, sobre os mais variados temas. Entre as minhas palestras prediletas estão a de storytelling, a de marketing viral, a do evento Planeta Terra, a das sociedades tradicionais, a do youtube e suas interdições, a de cultura organizacional, ah!... Quantas prediletas, não? É que o evento é bom, viu? Oferece de tudo, são tantos temas que fica difícil escolher entre um e outro. E percebam a variedade: de storytelling a evento, de marketing viral a sociedades tradicionais.

Além das palestras, teve o momento dos livros. Eu comprei três: um dicionário de termos de relações públicas, um sobre pesquisa em relações públicas e outro sobre o meu tema de TCC. Ganhei não sei quantos impressos gratuitamente, porém menos do que no ano passado, em Santos, quando ganhei até revista. Mas ainda assim valeu. E para fechar com chave de ouro este evento, assisti no último dia à premiação RP Brasil, promovida pelo portal RP Bahia. A professora Cristina Cunha, da UNEB foi indicada para o prêmio ao profissional de mercado. Mas o melhor de ter ido a esta premiação foi poder ver pessoalmente tantas pessoas cujos textos tenho lido ao longo da minha graduação. Muitos deles estavam ali reunidos. Mas não todos, porque a premiação aconteceu no mesmo horário em que estavam ocorrendo grupos de trabalho (GTs) sobre relações públicas.

Os momentos entre uma “aula” e outra também foram bem interessantes, pois pude conhecer muita gente, de todo canto do país. Imaginem, em uma mesma conversa, pessoas de Recife, Roraima, Salvador, Santos e São Paulo? Ou de Goiânia, Minas Gerais, Natal e Salvador? Congresso nacional é isso! :) O pico foi a conversa com uma professora da UFMG, a quem eu fiz inúmeras perguntas. Tá. Era mais uma tira-dúvidas do que uma conversa propriamente dita. Eheh Ela chamou a Marta Suplicy (PT - SP) de safada (“é uma safada”), mas disse que ainda há político que trabalha, e citou Walter Pinheiro (PT - BA), dizendo que pôde acompanhar de perto o seu trabalho na câmara durante a escolha do modelo de TV digital para o país, quando ele ficou até contra o presidente e... Ah, gente, se eu for contar toda a conversa aqui não ver ter espaço que comporte tanto assunto.

Agora, para não dizer que só fiz ir às universidades, também posso dizer que tive em Natal os meus momentos de lazer. Pois fomos, na noite de sábado, à boate Nyx. No domingo, antes de nos prepararmos para ir ao aeroporto, ainda deu para tomar banho de piscina no hotel, que tem uma vista maravilhosa, panorâmica, para o mar. O almoço foi em um restaurante muito bom, mas que o nome eu não lembro agora. Mas era bom, eu juro! Tinha de sushi a churrasco. :P

Resumindo, o Intercom 2008 foi de palestras, livros, conhecimentos, novos conhecidos (festa também) e uma companhia ímpar: a minha amiga Itana, lá dos tempos de Salesiano, que me deu a alegria de saber que eu contribuí para a sua escolha de curso (precisava dizer isso aqui, amiga, pois eu não imaginava - que lindo!). Segundo ela, eu a convidei para irmos ver uma palestra na Universidade Salvador, sobre os cursos que ela oferecia, dentre eles estavam Publicidade, Relações Públicas e Negócios Internacionais. Ela escolheu Publicidade, eu escolhi Relações Públicas. Mas o Intercom é para comunicólogos. E em 2009, gente, tem mais, é em Curitiba. Escrevi esse breve relato aqui para mostrar a riqueza deste evento, dizer que ele vale à pena e desde já convidar os meus amigos para a próxima edição do Intercom nacional.

2 comentários:

Itaninha disse...

Realmente, o Intercom foi tão bom que superou minhas expectativas!!! Fico mto feliz de ter sido sua companheira nessa viagem e ter voltado a fazer parte de sua vida de algum modo. bjssss =]

Itaninha disse...

Fiz um novo blog nega!!
http://vtransporte.blogspot.com/

visita ai e comenta com oq vc achou... bjs