sábado, 2 de agosto de 2008

Enquanto João Ubaldo Ribeiro ganha o Prêmio Camões...


Paulo Coelho se auto-declara o intelectual mais importante do país, em entrevista publicada pela revista masculina Playboy. Apesar de nunca ter lido um livro sequer que ele escreveu, eu acredito que a sua obra serviu para popularizar a leitura no país. Não digo isso com base em pesquisa, falo apenas a partir de impressões minhas, depois de ver os seus livros serem vendidos como encarte de jornal, conhecer gente que o leu quase por inteiro rsrs e ver que os seus livros, mesmo nas livrarias, não são caros. Ou seja, são acessíveis. No submarino, por exemplo, O Alquimista pode ser encontrado por R$ 17,30. Já Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo, pode ser encontrado por R$ 51,90. A acessibilidade tenho de reconhecer que existe, fazer o quê? Mas daí a se dizer o mais importante, sei não...

Muitos colegas lá de Letras cairiam na gargalhada se me ouvissem relatar essa notícia. Pois lembro bem de, ainda no primeiro semestre, eu argumentar sobre a acessibilidade dele, que, bem ou mal, serve para que as pessoas leiam mais, e ouvir que ele era superficial. Quanto a ele ser superficial, eu não posso relatar a minha impressão, porque não o li. Quanto a pesquisa, não posso comprovar numericamente a minha impressão de que o povo lê Paulo Coelho. A pesquisa mais acessível a mim no momento é a enquete da Folha Oline, que perguntou se os leitores concordavam com a declaração do escritor Paulo Coelho. E de um total de 1.831 votos, 93% eram discordando da declaração do escritor.

Já sobre João Ubaldo eu posso falar um pouco, pois li Viva o Povo, vi entrevistas suas, assisti a inúmeras aulas sobre ele e ainda pude perceber como ele é bem quisto na Ilha de Itaparica-BA, local onde nasceu. Ele ganhou o Prêmio Camões 2008, o “mais importante reconhecimento a autores da língua portuguesa”, segundo O Globo Oline rsrs. Ele é o oitavo escritor brasileiro a ganhar o prêmio. Os outros já consagrados foram: João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antônio Cândido de Mello e Sousa (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003) e Lygia Fagundes Telles (2005).

É... Adaptando o ditado... “Contra fatos não há contra-argumentos”!!! Diante de tantos escritores consagrados, para que certas declarações?! Soa pretensioso. Eu não sei mais se destacarei o lado bom da obra do escritor Paulo Coelho depois dessa. Agora, o que eu teria para contar nas aulas é: ô, gente! Ele também tem o seu valor, o que é isso? A escrita dele é popular. Por outro lado, a explosão editorial faz o cara se achar: vejam que ele disse a Playboy que se considerava o intelectual mais importante do país. É, gente! Sim! Saiu na Playboy de agosto de 2008, a que tem Carol Castro na capa. Não, eu não vi a revista, não comprei a revista! Tá me estranhando, ohw?! Vi essa notícia publicada na Folha Online. :P

Um comentário:

Anônimo disse...

Desviando um pouco o foco do texto..Subitamente me veio à cabeça dar uma "cusculhada" no blog de Elvira.Há quanto tempo não nos vemos? Vergonha.Vergonha mesmo!Lendo esse texto em que ela relata a aquisição do prêmio Camões por João Ubaldo,uma frase em especial me chamou atenção:"assisti a inúmeras aulas sobre ele".Como não me reportar ao ano de 2004,em que éramos aspirantes a universitárias?! Ahh tempo bom/"ruim"!!!T-o-d-a santa segunda feira à noite(que trantorno), válido? com certeza! estávamos assistindo,viajando,meditando nas analises das varias obras literarias.Dentre elas,Viva o Povo,do citado escritor anteriormente.Essa obra,que não se trata apenar de um livro,é uma aula de brasilidade,um redescobrimento de nossas cores,nossos cantos,sabores,dores e encantos.Depois desse contato,nos certificamos de uma coisa:todo brasileiro deveria ler pelo menos uma vez essa obra,para que máscaras caíssem diante de nós mesmos.O livro é um espelho do que somos e nao queremos mostrar.Isso eh Jõao Ubaldo,um dos autores mais importantes da literatura brasileira contemporânea.Qualquer reconhecimento é mais que merecido.Sou fã!