quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Uns parágrafos sobre política


Trechos do texto O Coronelismo numa Interpretação Sociológica, de Maria Isaura Pereira de Queiroz:

“... Finalmente, há também a dominação “colegial”, em que ‘cada membro da família domina uma zona, mas como esta permanece unida e como não tem um chefe marcante, a dominação é mais aristocrática do que monárquica’; neste caso, quase todos os postos locais, médicos, juízes, tabeliães, algumas vezes padres e naturalmente deputados, estão nas mãos de gente pertencente ao grupo familiar”. (QUEIROZ, 1997, p. 158)

“Era ‘normal’, no período das eleições, saírem os chefes políticos e seus cabos-eleitorais em “tournées” pelo interior, carregados de presentes para os eleitores – botinas ringideiras para os homens, cortes de vistosa chita para as mulheres da família do eleitor, roupas e brinquedos para as crianças, sendo que, num envelope, juntamente com a cédula do voto, havia outras de mil-réis... Saboroso folclore eleitoral até agora pouco conhecido e pouco levado em consideração, mas que tem um significado patente, pois revela uma verdadeira “compra” de voto. (QUEIROZ, 1997, p. 160)

Alguma semelhança com a política atual? ¬¬

Só para lembrar, eis um caso de dominação “colegial” à moda do coronelismo:

ACM Neto autonomeou-se membro do CONSELHO EDITORIAL da Rede Bahia. Agora durma com um barulho desse. Segundo a revista Veja de 22 agosto de 2007, ele passaria a utilizar a TV da família em benefício da sua campanha eleitoral para prefeito de Salvador. Ele estaria procurando todos os meios possíveis de se promover.

Isso é o que eu me lembro, sou apenas uma leitora passando a fofoca adiante eheh. E vocês já viram a propaganda da Bavária Premium, não é? Primeiro o segredo da cerveja era o puro malte e a seleção da cevada, depois a cevada vinha da ilha de Malta. Uma informação passada adiante “no boca-a-boca” pode sofrer alterações. Então, para quem quiser se certificar a partir de fontes “confiáveis” (não que eu não seja eheh), segue o link da notícia:

http://veja.abril.com.br/220807/radar.shtml

2 comentários:

Marcela Mastroiany disse...

Oi Elvira!! Obrigada pela visita no meu blog!!
Adorei sua apresentação aí embaixo, principalmente a tática para ler livros na livraria hahah! Adorei!! Beijos!!

Marcela Mastroiany disse...

Ah, esqueci de dizer, foi do próprio site Desencannes que tirei aquelas propagandas!! =)